• 1934Como Foi Inventado

    O futebol de salão teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de Indoor Football. O Uruguai, nos anos 30, era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. O futebol estava em alta nos dois países e o intercâmbio dentro da ACMs era constante.
    historico_juan

    Juan Carlos Ceriani Gravier

  • 1935A Origem no Brasil

    O s professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sulamericana das ACM como secretários diretores de educação física da ACM, voltaram ao Brasil e introduziram o "Indoor Football" que passou a ser chamado futebol de salão. Por possuir características do regulamento, ainda a iniciar, o pequeno tamanho da quadra e o peso da bola, causavam muitos acidentes pela potência dos chutes.
  • 1949Primeiras Regras

    A grande aceitação demonstrada pelos associados, que praticavam a atividade como complemento de suas aulas de ginástica, fez com que um grupo de praticantes se reunisse para elaborar regras que, a princípio, se mostraram muito confusas. Dessa forma, contando com a colaboração do Secretário de Educação Física Professor Asdrúbal do Nascimento, elaborou um livreto, editado em 1949, unificando as regras do futebol de salão.
  • 1950Unificação

    Sob a orientação do secretário Julian Haranczik, foi unificada a liga de futebol de salão do Dpto. de Extensivo da ACM, agrupando vários oficiais da ACM e alguns clubes, como Tênis Clube Paulista, Associação Atlhética São Paulo e outros.
  • 1954Primeiras Federações

    Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão.
  • 1955Mais Federações

    Foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão. O que se viu a partir de então foi o desencadeamento da origem de federações estaduais por todo o Brasil. Em 1956 as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana. O esporte foi expandindo não somente na América do Sul como também em toda a Europa.
  • 1957Santa Catarina e Rio Grande do Norte

    Fundada a Federação Catarinense de Futsal e a Federação Norte-Rio-Grandense de Futsal.
  • 1959Federação Sergipana de Futsal

    Estamos reunindo informações sobre a história da federação no nosso estado.